Ter bons hábitos de higiene bucal significa ajudar seus filhos a escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia, mostrar a maneira certa do uso do fio dental, incentivá-los a comer pouco entre as refeições e a ir regularmente ao dentista.
Você deve levar seus filhos ao dentista a partir dos dois anos de idade. Isto dará a oportunidade de acompanhar o crescimento e o desenvolvimento dos dentes do seu filho e, além disso, você pode aprender sobre vários temas importantes para a saúde, a saber:
Explique ao seu filho que uma consulta o ajudará a manter a boa higiene bucal.
Os dentes começam a nascer quando o bebê tem seis meses de idade e continuam a erupcionar até o terceiro ano de idade. Isto faz com que muitas crianças tenham gengivas mais sensíveis e irritáveis nessa época.
Pode-se massagear a gengiva usando o dedo, uma colher fria ou um mordedor que foi colocado na geladeira. Também há a possibilidade do uso de gel e medicamentos contra a dor no período em que os dentes estão aparecendo.
Fale com seu dentista ou pediatra sobre medicamentos. Se o seu filho estiver com febre durante o aparecimento da dentição, o melhor é avisar seu médico para garantir que a febre não esteja relacionada com outro problema.
É importante estar ao lado de seu filho no momento da escovação até ele atingir a idade de seis anos. Siga as indicações abaixo:
O reflexo de sugar é normal e saudável nos bebês. Mas o hábito de chupar o dedo pode causar problemas de desenvolvimento da boca e do queixo e afetar a posição dos dentes, principalmente se continuar depois que os dentes permanentes tiverem nascido.
O resultado disso pode ser dentes anteriores que nascem inclinados para fora, ou mordida aberta. Isto pode causar problemas na vida adulta, como, por exemplo, dentes que se desgastam rapidamente, maior número de cáries e desconforto ao mastigar. As chupetas também podem causar danos parecidos, se usadas após a erupção dos dentes permanentes.
A melhor maneira de tratar o hábito de chupar o dedo é por meio de estímulos positivos, não de palavras e comportamentos negativos. Para seu filho, o hábito de chupar o dedo é uma coisa natural. Elogie seu filho quando não estiver chupando os dedos. Talvez seja preciso resolver o problema de ansiedade que leva seu filho a ter esse hábito.
Você pode conscientizar seu filho de que ele tem este hábito, colocando um esparadrapo no dedo que ele chupa ou uma meia em sua mão à noite.
Você pode contratar um plano odontológico para garantir as idas ao dentista de forma econômica. Fale com os especialistas da Ramp Way Corretora. Certamente eles ajudarão você a escolher o melhor plano de saúde, inclusive um com opção de atendimento odontológico.
Site por Atratis Digital